O que é Gestão Estratégica de Pessoas?

A Gestão de Pessoas é um processo necessário aplicado em todas as empresas que procuram crescer no mercado, somando um grupo de colaboradores realmente envolvidos em seus trabalhos e nos processos desenvolvidos dentro da organização. No entanto, com o passar do tempo se viu que um processo tão bom poderia ser ainda melhorado, com a forma Estratégica de aplicação da Gestão de Pessoas, denominada Gestão Estratégica de Pessoas.

O que é Gestão Estratégica de Pessoas

Esse tipo de gestão é compreendido como uma nova forma de abordagem, sendo utilizada pelas empresas com o objetivo de compreender os colaboradores da melhor forma possível e alinhar os interesses pessoais de cada indivíduo com os da própria empresa que trabalham. Em um cenário cheio de mudanças como é o que as empresas vivem hoje em dia, trabalhar a gestão de pessoas de forma estratégica é um desafio para quem aplica, e uma solução para quem usufrui do processo, melhorado o bem-estar dos funcionários e consequentemente a melhora nos processos, produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Quer saber tudo sobre o que é a Gestão Estratégica de Pessoas, seus principais benefícios e os diferenciais de aplicação deste processo nas empresas? Se sim, vamos lá!

O que é Gestão Estratégica de Pessoas?

A Gestão Estratégica de Pessoas é um processo desenvolvido por profissionais capacitados e devidamente qualificados para o cargo, desempenhado especificamente por Gestores de Negócios da empresa, uma vez que eles se encaixam em geral no perfil e tem maior autonomia no cumprimento das propostas deste processo, já que estão no controle total das ações e recursos da empresa sendo ainda uma referência como liderança dentro da organização em diversos segmentos, como área comercial, financeira, marketing, estatística, contabilidade, entre outros.

O trabalho realizado pelo profissional que atua na Gestão Estratégica de Pessoas corresponde à participação no serviço de contratações, análise curricular, treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança no trabalho, desempenho comportamental e funcional e acompanha a organização como num todo. A Gestão Estratégica de Pessoas também desenvolve serviços voltados para estudar os profissionais de forma individual, lapidá-los profissionalmente e assim possibilitar o melhor funcionamento das empresas.

Principais benefícios de aplicar a Gestão de Pessoas

Principais benefícios de aplicar a Gestão de Pessoas

Os principais benefícios de aplicar a Gestão de Pessoas contam com elementos que vão desde o processo de contratação de funcionários até os impactos positivos causados pelo melhoramento dos processos internos empresariais, resultando na melhor geração de produtos e serviços com ainda mais qualidade para a empresa que e preocupa em aplicar uma boa Gestão Estratégica de Pessoas.

LEIA TAMBÉM:

Um dos grandes benefícios da Gestão Estratégica de Pessoas começa com as contratações mais acertadas, onde os indivíduos são melhor selecionados de acordo com o perfil que a empresa exige, não somente para o cargo, como também para lidar com a realidade que a empresa oferece. Vê-se ainda um aumento na produtividade e motivação dos funcionários, que tem seus serviços adequados à medida de como se portam e assim aumentam a sua produtividade de acordo com as atividades que realizam. Percebe-se também a Gestão de benefícios melhor realizada quanto aos benefícios ofertados, como vale-alimentação, plano de saúde, bolsas de estudo, etc., contando com melhoria no ambiente de trabalho, desenvolvimento dos colaboradores, atração e retenção de talentos e ainda alinhamento dos objetivos empresariais.

Diferença entre gestão estratégica e gestão tradicional

Mas, existe especificamente uma diferença entre uma Gestão Tradicional de Pessoas e uma Gestão Estratégica de Pessoas? Sim, e por isso dizemos que se trata de um processo mais completo e específico, possibilitando uma melhoria ainda mais ampla dos setores empresariais. Na Gestão Estratégica de caráter tradicional encontramos apenas uma forma de gestão simples, focada simplesmente em realizar os processos, e não em se preocupar como eles ocorrem, porque ocorrem e nem como melhorá-los, apenas realizando-os da melhor forma dentro do cenário disponibilizado.

Com uma Gestão Estratégica de Pessoas é possível ocorrer um planejamento mais amplo, avaliando os resultados e mensurando os impactos dos processos realizados na empresa, conferindo um maior conhecimento em relação ao negócio, entendendo melhor o mercado, conhecendo os principais processos dentro da empresa, trabalhando com metas e objetivos reais e alcançáveis, realizando o planejamento que norteia as atividades empresariais e ainda dando uma visão holística e sistêmica á Gestão de Pessoas.

Principais ideais da Gestão Estratégica

Principais ideais da Gestão Estratégica de Pessoas

Na Gestão Estratégica de Pessoas ocorre o que chamamos de desenvolvimento de ideais que são pré-determinados e generalizados aos padrões empresariais à que se aplicam, contando com 5 principais pilares que norteiam as ações dos profissionais responsáveis pela Gestão de Pessoas, sendo eles: Manter a equipe motivada, realizar treinamentos, melhorar a Comunicação, viabilizar o trabalho em equipe e ainda trabalhar o Desenvolvimento Profissional e Pessoal dos funcionários da empresa.

Deixe um comentário