O que é Psicologia Organizacional?

Psicologia Organizacional: Dentre todos os cuidados que são necessários em tomadas de decisões e organizações empresariais, um desses cuidados é trabalhar uma forma de harmonizar as relações entre funcionários e empregadores, e ainda a relação entre os próprios trabalhadores em si, melhorando o clima da empresa, sendo um processo possibilitado por meio da Psicologia Organizacional. Ela é uma ferramenta que age de forma a contribuir para a melhoria do clima na empresa, diminuindo conflitos e aumento a conformidade de pensamentos.

O que é Psicologia Organizacional?

O principal objetivo de estudo da Psicologia Organizacional é compreender de forma específica como cada pessoa se comporta, tanto em relação aos líderes, quanto aos demais profissionais e a própria cultura da empresa, em busca de organizar da melhor forma possível a fim de que todos se sintam confortáveis em meio aquele ambiente.

Gostaria de saber tudo a respeito do que seria Psicologia Organizacional? Como o profissional desta área atua e quais os principais benefícios de adotar este processo na sua empresa? Se sim, vamos lá!

O conceito

A Psicologia Organizacional se trata de uma área da psicologia voltada especificamente para a gestão de pessoas em empresas, sendo assim uma ferramenta que muito auxilia no desenvolvimento de qualquer organização. O conceito de organização, de acordo com o pensamento de Maximiano, se trata da junção de pessoas com equipamentos e máquinas e recursos financeiros. O resultado de toda esta junção corresponde a produção de serviço ou produto que aquela determinada empresa trabalha.

O foco da Psicologia Organizacional é voltado para as pessoas, o primeiro motor da organização de uma empresa, uma das peças mais importantes da engrenagem. A preocupação do profissional psicólogo deste segmento é estudar o comportamento de cada colaborador da empresa como indivíduo específico dentro do cenário empresarial, elevando por partes o bem-estar na empresa e assim melhorando a relação de todos os colaboradores no ambiente.

LEIA TAMBÉM:

O profissional da área

O profissional da área

O profissional da área, Psicólogo Organizacional, é o responsável por aplicar os conceitos trabalhados dentro desta área da psicologia, atuando de forma direta na gestão de pessoas e estudando suas formas comportamentais de um jeito bem individual, para assim compreender de forma ampla como e porque se comportam de determinada forma em grupo. Compreender cada perfil dos colaboradores da empresa é essencial, uma vez que por meio disso se torna possível descobrir a melhorar maneira de trabalhar as necessidades de cada perfil e desenvolver uma forma correta de lidar com cada um deles.

Segmentos de atuação da Psicologia Organizacional

A gestão de pessoas voltada para a atividade do profissional Psicólogo Organizacional trata de um sistema completo de atividades dentro da empresa onde atuará, contando com segmentos que podem vir a ser de sua responsabilidade. Dentre os principais segmentos de atuação tem-se a participação no processo de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, melhora do clima organizacional, gestão de conflitos, análise do plano de cargos e salários e ainda o diagnóstico completo, por fim, organizacional, com todos os dados colhidos nos processos e dando a oportunidade de compreender melhor o perfil de cada colaborador.

Na participação no processo de recrutamento e seleção, o profissional irá selecionar novos colaboradores ajudando a identificar um futuro profissional com o perfil mais adequado para o cargo pleiteado. Quanto ao treinamento e desenvolvimento ele pode dar palestras para funcionários novos e veteranos, melhorar o clima organizacional por meio de pesquisas de satisfação, medindo a satisfação de cada funcionário em sua função.

Já em gestão de conflitos o profissional pode mediar os conflitos dentro da empresa e estudar os melhores métodos de agir em busca da melhor forma para resolver o problema. Analisando ainda cargos e salários ele irá verificar a possibilidade de crescimento de algum profissional dentro da empresa, verificando a motivação dos colaboradores e identificação de alguns com determinado cargo, facilitando a retenção de talentos.

Principais benefícios da Psicologia Organizacional

Principais benefícios da Psicologia Organizacional

Os principais benefícios da Psicologia Organizacional se tratam de diversos fatores que são aquecidos, modificados e potencializados pelo poder da organização de pessoas, da gestão de funcionários, que é visto por muitas vezes em algumas empresas como um fator desmerecido e onde não há grande investimento, mas que com a atuação de um Psicólogo Organizacional conseguem aumentar a qualidade dos produtos e processos ali gerados.

Dentre os principais benefícios se pode citar a aceleração do processo produtivo dos profissionais, melhora na compreensão das emoções dos indivíduos e ainda do clima da empresa, acompanhamento e melhor definição das metas com uma maior possibilidade de alcança-las dentro do prazo pré-estipulado e uma maior harmonia dos processos gerados dentro da organização, influindo assim diretamente sobre os produtos  serviços que ela oferece, uma vez que as pessoas são parte importante na engrenagem empresarial.

Deixe um comentário